terça-feira, 7 de Maio de 2024  18:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Profiteroles Recheados

Profiteroles Recheados

Coloque a gelatina de molho em água fria. Leve a lume forte uma caçarola com água, a manteiga, o sal e uma colher de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-01-2006

Os portugueses vão escolher domingo o presidente


Presidenciais: Dois estreantes, três repetentes e um ex-Presidente

Os portugueses vão escolher domingo um novo Presidente da República de entre seis candidatos, dos quais dois são estreantes nes ta eleição, três repetentes e um já desempenhou o cargo em dois mandatos consecu tivos.

Manuel Alegre e Francisco Louçã concorrem pela primeira vez, Cavaco Silva repete a candidatura de 1996 (mais de 2,5 milhões de votos, ou 46 por cento, mas vitória de Jorge Sampaio), Garcia Pereira a de 2001 (68.900 votos, ou 1,59 p or cento) e Jerónimo de Sousa a de 1996 (desistiu a favor do actual chefe de Estado).

Mário Soares é o único que conhece "os cantos à casa", dado que "ocupou " o Palácio de Belém durante 10 anos, por ter sido eleito em 1986 e reeleito em 1991.

Com uma média de idades de 62,8 anos, o leque de candidatos tem em Mário Soares o mais velho, com 81 anos, e em Francisco Louçã o mais novo, com 49 ano s. Pelo meio, estão Manuel Alegre, 69 anos, Cavaco Silva, 66, Jerónimo de Sousa, 58, e Garcia Pereira, 54.

Lisboa é o distrito que mais candidatos "forneceu" às eleições de domin go: Mário Soares, Garcia Pereira e Francisco Louçã nasceram na capital e Jerónim o de Sousa no distrito (é natural de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures).

Cavaco Silva é o mais "sulista", por ter nascido em Boliqueime (Loulé, distrito de Faro) e Manuel Alegre o mais "nortenho", de Águeda (Aveiro).

No domingo, as opções dos portugueses são entre homens da Economia (Cavaco e Louçã), do Direito (Soares, Alegre e Garcia Pereira) e da metalurgia (Jerónimo).

Aparte a polémica sobre o que é ser um "político profissional" e sem te r em conta a vida política de cada um, há candidatos ligados ao ensino (os profe ssores universitários Cavaco, Louçã e Garcia Pereira), à advocacia (Soares e novamente Garcia Pereira), um escritor (Alegre) e um operário metalúrgico (Jerónimo ).

Apesar de a candidatura a Presidente da República ser um acto pessoal, todos estão ligados a partidos políticos, mas só Manuel Alegre não conta com o a poio do partido de que é dirigente, o PS, que apoia oficialmente Mário Soares.

Cavaco Silva tem o apoio do PSD (que liderou e pelo qual foi primeiro-m inistro entre 1985 e 1995) e do CDS-PP, Jerónimo de Sousa do PCP, Francisco Louç ã do BE e Garcia Pereira do PCTP/MRPP.

A ordem dos candidatos nos boletins de voto foi sorteada pelo Tribunal Constitucional e no domingo, quando votarem, os eleitores só terão o nome comple to e a fotografia de cada candidato como elementos de identificação.

Assim, e pela ordem do sorteio, os boletins de voto têm inscritos os no mes António Pestana Garcia Pereira, Aníbal António Cavaco Silva, Francisco Anacl eto Louçã, Manuel Alegre de Melo Duarte, Jerónimo Carvalho de Sousa e Mário Albe rto Nobre Lopes Soares.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®